Cada tipo de pavimentação tem suas vantagens e desvantagens, envolvendo materiais, custos e durabilidade dos materiais utilizados, normalmente na pavimentação de rodovias e ruas se utilizam da pavimentação asfáltica, mas existem outros tipos de pavimentação.
O maior empecilho de uma boa implementação e o custo, por se tratar de um bem durável feito de materiais de uso especifico, as pavimentações necessitam suportar um trafego intenso e constante, o que gera uma demanda por materiais especialmente duráveis.
Também chamada de pavimentação flexível, a pavimentação asfáltica consiste por utilizar materiais elásticos que se deformam pelo uso quando submetidos ao trafego constante, distribuindo assim o peso sobre o asfalto.
Apresenta custo reduzido para sua confecção em ampla escala, por conta de seu desgaste acelerado, acaba por exigir manutenção mais frequente que os outros tipos de pavimentação.
Consiste no método de reparo de vias onde se faz a concretagem sobre o asfalto deteriorado, ou se faz a construção apenas da base que recebera o concreto armado.
Suporta trafego pesado e constante, e por conta do concreto armado consegue distribuir bem o peso destas cargas, tem manutenção fácil e pode ter asfalto aplicado sobre ele, assim o tornando ainda mais durável, porem e oneroso.
Podemos setorizar em 3 tipos de pavimentação permeável, que consistem de uma forma de impactar menos na drenagem natural do solo.
Os pisos Intertravados, como pavers, são peças menores que juntas podem distribuir o peso do trafego, porem exigem um preparo complexo.
O concreto permeável e o asfalto permeável, que permitem a passagem de água, assim por poros, assim possibilitando a drenagem da água.