Os projetos são essenciais para a execução de uma boa obra, pois planejam cada aspecto da construção, prevendo a vivencia dentro do espaço, materiais utilizados,
Apesar do custo envolvido na contratação dos profissionais envolvidos nos projetos, esse valor evita gastos maiores a longo prazo, por se ter definida toda a parte de execução de uma obra ja estar prevista, evitando assim diversos problemas no decorrer de obras.
Projetos são essenciais para obras de construção e reformas.
Os projetos arquitetônicos visam a criação das edificações, reformas e suas intervenções, não se aplicando apenas a quesitos estéticos, os projetos arquitetônicos visam todos os aspectos de uso dos ambientes.
Planejando diversos aspectos como fluxo de pessoas e funcionários, manutenção, organização dos espaços, conforto térmico, conforto acústico, conforto iluminotécnico, o uso de revestimentos e suas funções dentro do ambiente, a estética dos espaços e diversos outros aspectos da construção.
E essencial para reformas e obras em geral, podendo determinar os aspectos de uso do espaço e sua interação com as outras edificações ao redor, sendo o projeto que da inicio aos outros projetos complementares, sendo estes:
Consiste no detalhamento de revestimentos, mobiliários e suas localizações, lâmpadas e demais serviços relacionados aos aspectos estéticos do ambiente, mas sem envolvimento arquitetônico e estrutural.
Criando detalhamentos gráficos com desenhos a mão, renderizações e desenhos tectônicos para exemplificar graficamente como serão as alterações no ambiente.
Visando tornar o ambiente projetado no projeto arquitetônico vivido e confortável trazendo o estilo e maneirismos do cliente no ambiente.
Consiste nos detalhamentos direcionados a execução da obra, especificando materiais e componentes que serão utilizados durante a obra.
Essencial para o inicio da obra, ele compatibiliza os projetos estruturais, elétricos e hidráulicos e diversos outros projetos complementares, para detalhar cada aspecto da execução da obra.
Essencial para todos os projetos de construção, visando o dimensionamento das estruturas, sua composição e localização para suportar as cargas nas mais diversas situações, podendo quando bem projetadas serem usadas como elementos estéticos da edificação.
A ausência de um projeto estrutural pode resultar em patologias construtivas e em alguns casos desabamentos.
Essencial para evitar gastos desnecessários e para segurança dos moradores, o projeto elétrico protege os equipamentos eletrônicos da casa de picos de energia e possíveis incêndios.
A ausência de uma boa rede elétrica pode resultar em maior gasto na conta de energia, acidentes ao se perfurar as paredes, evitar a queima de eletrônicos e curtos que podem ocasionar incêndios.
O projeto hidráulico e essencial para a execução de uma obra, ele visa a locação dos pontos de saída de água, pontos de esgoto, drenagem pluvial e calhas.
A ausência de um projeto hidráulico bem executado pode resultar em acidentes ao se perfurar as paredes, vazamentos, perda da força/pressão da água, mal cheiros e diversos outros problemas.